BEDA 2017

O tabu de repetir roupa

Quando assisti o documentário “Minimalism” lembro que a menina que criou o project 333 (parecido com o armário-cápsula, ela usava apenas 33 peças por 3 meses) comentou sobre como ninguém notava que ela usava só 33 peças. Da mesma forma, quando eu conto pra alguém que meu guarda-roupas da estação tem mais ou menos 40 peças entre roupas e sapatos as pessoas ficam surpresas porque eu não pareço usar sempre a mesma roupa. A verdade é que não repetir roupa é totalmente inviável do ponto de vida sustentável e, vamos combinar, financeiro também. Todo mundo repete roupa com alguma frequência e a verdade é que: we don’t care. Ninguém repara and ninguém se importa.

Esses dias surgiu um desafio no Instagram chamado 1 look por uma semana, em que várias pessoas usaram o mesmíssimo look por 7 dias seguidos pra mostrar que não é feio repetir roupa. Apesar de a efetividade do desafio ser duvidosa porque a gente que trabalha fora e usa a roupa o dia todo não consegue usar o mesmo look por uma semana porque né, o cheirinho não seria lá muito agradável, fiquei pensando comigo: que ano é hoje? A gente ainda precisa de toda essa mobilização pra dizer pras pessoas que elas podem, sim, repetir uma roupa que ninguém vai ligar? Que repetir roupa é normal e, mais do que isso, reforça a sua identidade e os seus valores porque você tá afirmando que gosta mesmo daquela roupa e por isso vai usar ela o máximo possível.

O legal do desafio foi ver como algumas pessoas mostraram que é possível versatilizar as mesmas peças de roupa usando acessórios e sobreposições diferentes de um jeitinho que nem parecia que estavam usando o mesmo look, como foi o caso da Gabi. No curso de consultoria fizemos um exercício parecido na hora de simular como montar uma mala de viagem: nós tentamos explorar todos os looks possíveis que poderíamos obter com as mesmas peças, assim com uma mala pequena você pode passar vários dias fora. E se a gente pode fazer isso em uma viagem, porque não pode fazer na vida?

Usar o mesmo look por uma semana é inviável, mas experimenta separar 10 peças do seu armário e tentar montar 10 looks diferentes com elas. No dia a dia a gente “vicia” em usar as peças sempre dos mesmos jeitos, com as mesmas combinações, mas quando a gente se força pra ir um pouquinho além o resultado é bem surpreendente!

Quer dicas de como criar combinações diferentes com as peças de sempre? Faz assim, ó:

/1. Pede pra alguém sugerir looks pra você. Uma visão diferente da nossa é sempre um sopro de ar fresco.

/2. Pegue duas peças que você acha que não combinam de jeito nenhum e tente criar um look inserindo acessórios e outras sobreposições.

/3. Use uma peça de roupa com uma função diferente, por exemplo usar um vestido como blusa.

Depois me conta qual foi o resultado! Repetir roupa pode ser muito divertido e você aprende que precisa de bem menos do que imagina pra se vestir bem. <3

E vambora que amanhã tem mais beeeeeeda! Beijas

8 Comments

  1. KARINE

    agosto 10, 2017 at 8:21 pm

    eu também fico meio chocada se alguém fala que ‘repetir roupa’ é um tabu. eu repeti roupa minha vida inteira, é oq mais faço. antigamente eu repetia por comprar peças demais que não condiziam com o meu estilo, sabe? então por mais que eu tivesse um MONTE de roupas no armário, acabava usando sempre as mesmas por esse motivo. hoje em dia minha quantidade de peças diminuiu bastante (e o consumismo por roupas tb) mas ainda não cheguei no meu ideal de armário, onde você consegue selecionar pra deixar nele apenas peças que ama e que façam de fato o seu estilo (mas pretendo mudar isso em breve, haha)

    1. Camis

      agosto 10, 2017 at 9:19 pm

      Eu já me incomodei em repetir roupa, mas era porque eu usava as roupas sempre da mesma forma. As vezes comprava peças que não combinavam com quase nada do que eu tinha então conseguia variar bem pouco na hora de usar, quando usava era sempre do mesmo jeito! Isso faz a gente ter aquela sensação de nunca ter roupa, né? Mas quando comecei a comprar as roupas com mais consciência do que eu preciso e do que é versátil pra mim quase tudo combina com tudo e dá pra fazer mil combinações. Fico muito feliz quando consigo montar um look que nunca usei antes com as peças de sempre, é a mesma sensação de roupa nova hahaha Me divirto repetindo roupa. <3

  2. Bruna Morgan

    agosto 10, 2017 at 9:25 pm

    Eu uso menos de 20 peças huahua mas é porque não tenho condições de ficar comprando muitas roupas. Eu acho loucura quem tem mais de cem peças.

    1. Camis

      agosto 14, 2017 at 11:38 am

      Mas a vida real é assim né, Bru? A gente não tem grana pra ficar comprando roupa toda hora mesmo, temos outras prioridades na vida então não tem porque encanar em repetir roupa. <3

  3. Roberta

    agosto 10, 2017 at 9:50 pm

    eu nunca parei para contar quantas peças tenho, mas não deve ser nada absurdo. nesse frio que está fazendo em SP, tenho 2 casacos quentes que vou revezando semana um, semana outro. e assim seguimos repetindo tudo, hahahaha.
    adorei esse post! <3
    bjo!

    1. Camis

      agosto 14, 2017 at 11:42 am

      Melhor coisa quando a gente usa uma roupa ao máximo, aproveita tudo que ela pode oferecer né? Seguimos repetindo loucamente aqui também hahaha

  4. Isa

    agosto 13, 2017 at 9:21 pm

    miga eu to MALUQUINHA pra fazer uma consultoria de estilo, tô tão bleh com as minhas roupinhas! posta mais sobre o assunto, posta!

    1. Camis

      agosto 14, 2017 at 11:39 am

      Miga, teu comentário veio na horinha certa! Tô pensando em criar uma categoria no blog chamada “consultoria” pra postar mais sobre o assunto. E VOU AI TE DAR UMA CONSULTORIA hahaha

Leave a Reply