Estilo

O que você tem medo de vestir?

É engraçado pensar como algo tão inofensivo como uma roupa possa conseguir botar medo na gente né? Na verdade, vamos mais longe: a nossa aparência – e o que os outros acham dela – é que nos coloca medo de verdade. Por mais que a gente tente se tornar imune ao julgamento alheio isso é muito difícil porque nós sabemos o quanto as pessoas sabem ser cruéis e como elas estão sempre dispostas a gastar sua energia falando mal da aparência de outra pessoa a troco de nada.

Adquiri confiança para experimentar coisas novas na moda lá pelos meus 18 anos mais ou menos, até então eu era aquela clássica menina discreta que senta no canto da sala e que as pessoas mal sabem o nome. Eu não queria ser notada, eu tinha medo de usar algo diferente e parecer ridícula então preferia usar calça e moletom porque aí não tinha erro. Adolescência, que fase cruel com a gente.

Hoje tenho 25 anos e mesmo muito mais segura da minha aparência e do meu estilo do que antes, as vezes me pego pensando se eu “posso” usar alguma coisa. Gosto muito de planejar minhas compras de roupas para a estação baseada no conceito do armário cápsula, onde eu pesquiso referências, escolho uma paleta de cores e a partir dai monto um guarda-roupas com peças coringa que combinem entre si. Hoje, quando pensava na minha paleta de cores me deparei com muitas referências com toques de rosa e essa foi minha cor favorita a vida inteira. Me peguei pensando em como eu gostaria de usar rosa, mas que talvez eu não tivesse mais idade pra isso. As pessoas me achariam infantil, talvez me achariam RIDÍCULA, não posso usar rosa aos 25 anos.

Cês percebem o tamanho da bobagem? Eu tive medo de uma COR. Medo de julgamento pela minha aparência. Quantas vezes isso nos impede de fazer alguma coisa? Quantas vezes você já achou que não tinha idade pra usar certa roupa, que era baixinha demais pra usar saia midi ou alta demais para usar salto, que não tinha “corpo” para aquele vestido ou que não segurava um look diferentão? Como a gente é refém da opinião dos outros.

Eu sei que pode não parecer grande coisa, mas esse inverno eu vou usar ROSA. E mais do que isso, inspirada no post do Modices, eu não quero deixar mais de usar uma roupa porque ela marca minha barriga. Pode ser um pequeno passo, mas é vencendo uma coisinha de cada vez que a gente se liberta do medo de julgamentos e se permite ser mais feliz.

Quem tá comigo? ♥

Leave a Reply