Literatura

O que eu aprendi com a Marie Kondo

Eu vinha ensaiando esse post sobre o livro da Marie Kondo (A mágica da Arrumação) antes mesmo de criar o blog. Eu explico: o livro é um dos motivos de eu estar aqui escrevendo neste exato momento pois ele me ajudou muito a organizar a minha vida e com isso encontrar tempo pra fazer o que eu gosto.

Resolvi não fazer apenas uma resenha sobre o livro, mas falar sobre a minha experiência pessoal com ele. Vou contar aqui o que A Mágica da Arrumação me ensinou sobre arrumar a casa e sobre arrumar a vida.

Pra que vocês consigam entender o restante do post, vou fazer um breve (muito breve) resumo do livro: A Marie Kondo é especialista e apaixonada por organização desde sempre. Ela desenvolveu um método de arrumar a casa de forma que a bagunça nunca mais volte. No método KonMari, você deve organizar a casa toda no menor período de tempo possível, pode ser um dia ou dois, mas precisa ser feito de uma só vez pra que seja um “evento” na sua vida. Você deve em primeiro lugar se livrar de todos os pertences que não despertem felicidade em você e pra isso você precisa segurar as peças nas mãos uma por uma e se perguntar se aquilo te faz feliz. Ou seja, você vai se concentrar naquilo que deve ficar e não no que vai embora. Faça isso em toda a casa e o que ficar você irá reorganizar de forma que cada objeto tenha seu lugar específico. A Marie ainda dá várias dicas de como manter a casa organizada depois dessa grande arrumação.

Agora vamos as lições que eu aprendi com o livro:

Se livrar da bagunça é libertador. No começo me senti intimidada em ter que me desfazer das minhas coisas, mas quando fui examinando cada peça de roupa, cada papel, cada objeto e separando aquilo que seria descartado fiquei em choque. Foram muitas sacolas de papel INÚTIL e muitas roupas para a doação. Eu nem sabia que tinha tantas coisas. Rola um sentimento de perda na hora de mandar tudo embora? Rola sim. Mas depois você se sente muito mais leve. Ver que todas aquelas coisas que não te faziam feliz e estavam só ocupando espaço foram embora é algo libertador. E melhor, ver que você realmente gosta de todas as coisas que manteve é maravilhoso.

A organização da casa reflete em todos os aspectos da vida. Ou, tenho ainda a teoria de que a bagunça da vida é que reflete na organização da nossa casa. A Marie conta no livro que muitos de seus clientes conseguiram alcançar objetivos antigos depois que fizeram a organização da casa. Alguns conseguiram o emprego dos sonhos, outros perderam peso, enfim, conseguiram alcançar metas antigas depois deste processo. Quando você arruma a casa parece que seus pensamentos também são reorganizados, você consegue administrar melhor seu tempo e se sente menos atarefada, porque quando a casa está bagunçada temos sempre a sensação de que temos algo a fazer e estamos correndo contra o tempo. Depois que li o livro e reorganizei as coisas aqui em casa usando o método consegui emagrecer 8 quilos e começar a escrever no blog. Pode parecer besteira, mas senti que tomei as rédeas da situação sabe? Parecia que a partir dali eu conseguiria fazer qualquer coisa.

Manter é muito importante. Depois da organização, você começa a ter alguns hábitos como verificar a bolsa e a carteira de vez em quando e jogar fora aqueles papéis inúteis que a gente vai juntando, passear pela casa com uma sacolinha recolhendo embalagens vazias e papéis que devem ir para o lixo, não guardar nada que não seja necessário, pensar melhor antes de adquirir algo e usar da melhor forma possível tudo que você já tem. E aí quando for o dia de fazer a limpeza tudo se torna muito mais rápido.

Para algumas coisas, é preciso um pouco de tempo. O método KonMari diz que a arrumação deve ser feita em um período curto, mas talvez você precise de um pouco de tempo para desapegar de coisas com valor sentimental. Eu tenho uma certa quantidade de livros e tenho um apego especial por eles, tanto que no dia que fiz a arrumação nem me passou pela cabeça eliminar algum. Depois de dois ou três meses me dei conta de que alguns livros que estavam ali eu realmente nunca tinha lido e nem ia ler, peguei todos eles e vendi em um sebo. E sabe o mais engraçado? Depois disso consegui ler muito mais do que antes. Parece que aquela “pressão” de ter que ler aqueles livros que estavam parados me impedia de ler outros que eu realmente queria.

Não saia de casa sem arrumar a sua cama nunca, jamais! Passei uma vida inteira saindo de casa sem arrumar a cama até descobrir a diferença que isso faz no meu dia. Depois de aplicar o método tenho muito orgulho de dizer, sendo a bagunceira que sou, que nunca mais saímos para trabalhar aqui em casa sem que a cama esteja arrumada. Se você sai de casa de manhã já deixando bagunça para trás, seu dia já começa desorganizado. Começar o dia com as coisas em seu lugar realmente é uma coisa poderosa, você sente que está no controle e que tudo está onde deveria estar. É louco, mas se sente até mais confiante.

Você não precisa se tornar a louca da arrumação, nem vai. Depois que apliquei o método aqui em casa eu vi uma grande mudança. Sempre pensei que meu problema fosse não conseguir manter a casa arrumada, mas na verdade isso acontecia porque eu não estava arrumando da forma certa. Não se pode organizar tralha, a gente precisa se livrar da tralha pra então conseguir organizar. Como eu comentei, todos os dias saímos de casa e deixamos a cama arrumada, limpamos a areia dos gatos e tentamos deixar tudo em ordem na medida do possível. Mas eu estudo a noite e tem dias que eu e o Lucas saímos de manhã e só voltamos pra casa lá pelas 22h. Não vou fazer a louca e ficar me culpando por alguma bagunça, a gente precisa manter a sanidade mental. Organização faz bem mas descansar também é essencial.  As vezes rola uma baguncinha, mas hoje isso acontece bem menos e em menores proporções do que antes.

A Mágica da Arrumação é um dos livros que realmente tiveram impacto na minha vida e super indico a leitura. <3

 

Leave a Reply