Literatura

Morando Sozinha – o Livro

Sou leitora do blog Morando Sozinha, da Fran Guarnieri, desde que ele começou. Lembro dos posts da Fran contando suas experiências depois de sair da casa dos pais para dividir um apartamento com as amigas e sempre me identifiquei muito com ela em termos de gostos e estilo. Ela foi uma das minhas inspirações para pintar o cabelo de vermelho e confesso que quando vejo fotos da Fran dá até uma saudade da ruivisse. haha

Faz um tempinho que parei de visitar o blog com tanta frequência pois o foco do conteúdo mudou um pouco e apesar de eu me interessar pelo tema que ela costuma abordar agora – organização financeira – não é algo que tenho vontade de ler todos os dias. Acho que o blog ficou um pouquinho menos pessoal e eu particularmente gostava mais das postagens antigas. Mas a Fran sempre foi uma inspiração pra mim, principalmente para começar a escrever o blog já que quando ela começou também trabalhava, fazia faculdade e cuidava da própria casa como eu, e ainda assim conseguiu encontrar tempo para fazer o que amava. Quando ela lançou o livro, que leva o nome do blog, fiquei super curiosa para ler e foi realmente uma grata surpresa quando finalmente li.

O livro conta um pouco da vida da Fran desde quando ela saiu de casa aos 18 anos. Fala sobre as experiências dela, sobre problemas que ela enfrentou e coisas que aprendeu nesses quatro anos. Ele é todo organizado em dicas para quem pretende ou já está morando sozinho, como por exemplo: como escolher o apartamento ideal, como não gastar demais no super mercado, como encontrar tempo para tudo que sua rotina exige, como não se sentir solitário e como ter uma vida financeira equilibrada.

Eu que leio bastante sobre organização e já li alguns livros sobre vida financeira, achei as dicas da Fran realmente úteis pois ela vive uma rotina bem parecida com a minha e acredito que com a de muitas meninas. Uma das dicas que mais amei e que já coloquei em prática é de ter um caderno de organização. Sempre tentei usar agendas mas fracassei miseravelmente todas as vezes, acabava anotando meus compromissos aqui e ali e nunca tinha um controle 100% confiável. O caderno de organização da Fran é um caderninho comum separado por assuntos como por exemplo: estudos, casa, alimentação, compromissos, etc. Você pode adaptar de acordo com a sua necessidade e fazer listas de coisas que tem para realizar em cada categoria, aí é muito mais fácil de controlar, pois tudo fica no mesmo lugar.

Uma outra dica super legal é de planejar um cardápio semanal. Além de já saber antecipadamente o que vai comer no dia seguinte e poder descongelar coisas a tempo, se for o caso, você também sabe exatamente o que vai precisar comprar no mercado para aquela semana. Assim não esquece de nada nem comprar coisas desnecessárias. Não é simplesmente G-E-N-I-A-L? Não sei como não pensei nisso antes hahaha

A leitura é super leve, comecei a ler ontem a tarde e hoje já terminei. A simplicidade com que a Fran fala sobre os problemas do cotidiano de quem mora sozinho deixa o livro super gostoso de ler. Recomendo muito!

 

Leave a Reply